Cirurgia laparoscópica ou robótica que preserva o rim para tratamento dos tumores renais
A NEFRECTOMIA é o nome do procedimento cirúrgico para remover o rim ou parte dele.
Atualmente, devido às melhorias no instrumental cirúrgico e melhor entendimento da anatomia renal, tem sido cada vez mais possível a realização da chamada Nefrectomia Parcial, em que apenas a parte do rim contendo o tumor é removida. Desta forma, o órgão é não é removido, reduzindo a chance de insuficiência renal caso o paciente desenvolva futuramente alguma doença no outro rim.
Atualmente, esta cirurgia para tratamento do câncer renal é realizada por laparoscopia ou por cirurgia robótica.
Tanto na robótica como na laparoscopia, são feitas incisões no abdome através das quais inserimos pinças longas de vídeo-cirurgia para ter acesso ao interior do abdome. O sistema de imagem é de alta qualidade, digital. Na robótica, a imagem é 3D.
A principal indicação de nefrectomia parcial é o câncer de rim. Nossa equipe tem realizado esta cirurgia em Manaus. Por mais que a palavra câncer amedronte e traga consigo grande impacto emocional e visão pessimista sobre o futuro, é importante salientar que a maioria dos paciente que se submete a Nefrectomias Parciais por vídeo atualmente fica curada da doença. Isto porque, de modo geral, os tumores em que o cirurgião opta por Nefrectomia Parcial são tumores não tão grandes e menos agressivos.
É melhor fazer a nefrectomia parcial por laparoscopia ou com robótica?
Existe controvérsia quanto a isso entre os especialistas. No entanto, o pensamento mais aceito na comunidade científica é que a Laparoscopia é excelente e adequada para tumores de rim que não sejam tão grandes ou em localizações de muito difícil remoção. A robótica é mais adequada para aqueles casos mais complicados, com tumores maiores, localizados no centro do rim e mesmo em pacientes que têm apenas um rim por algum outro motivo.
Quanto é feita a remoção total e quando é feita a remoção parcial do rim?
Isto depende do caso e do julgamento do cirurgião para cada paciente. Quando o câncer renal acomete apenas uma parte do rim e não invade a parte central do órgão, em geral pode-se fazer a Nefrectomia Parcial.
Quantos dias de internação são necessários?
A maioria dos nossos pacientes fica apenas 1 dia no hospital, recebendo alta no dia seguinte à cirurgia sem qualquer dreno ou sonda no interior do corpo.. Mas isto varia e depende das condições clínicas do paciente antes da cirurgia, da cirurgia em si e do ritmo de recuperação pós-operatória de cada um.
Quais as vantagens da Nefrectomia Parcial por Laparoscopia ou Robótica?
A Nefrectomia Parcial Minimamente Invasiva (Laparoscópica e Robótica) é superior em relação à cirurgia aberta de acordo com a literatura médica. Diversos estudos com seguimento de milhares de pacientes por um tempo superior a 15 anos demonstraram as seguintes vantagens:
- Menos dor no pós-operatório
- Menor necessidade de uso de remédios analgésicos
- Menor tempo de hospitalização
- Retorno mais rápido às atividades profissionais
- Menor tempo de convalescença
- Menor chance de hérnia ou de infecção de ferida operatória
- Resultado estético superior.
Há um risco maior do câncer voltar por ter sido feita cirurgia parcial por laparoscopia ou robótica?
Não, a chance de recidiva do tumor é a mesma em cirurgias abertas e laparoscópicas.
Quais os riscos da Nefrectomia Parcial?
O principal risco é de sangramento, eventualmente necessitando de transfusão de sangue, pois o rim é um órgão bastante vascularizado. No cenário atual, hemorragias significativas antes ou depois da cirurgia ocorrem em uma minoria dos pacientes.
Como é feita a cirurgia?
Para entender o princípio, veja a figura abaixo. A parte do rim contendo o tumor é extirpada e o tecido renal é fechado com pontos de um fio especial absorvível pelo corpo.
Figura 1. Princípio de realização de Nefrectomia Parcial. Hoje, o corte no tecido renal é realizado com uma tesoura especial laparoscópica ou “robótica”.
-
Cateter Duplo J – Esclareça as suas dúvidas
O cateter duplo J assegura a drenagem do rim para a bexiga após cirurgias urológicas.
-
-
Cistos renais. O que são e quando operar?
Cistos renais são bolsas de líquido no rim, comumente encontrados em um exame de imagem feito por outro motivo.
-
Cirurgia laparoscópica ou robótica que preserva o rim para tratamento dos tumores renais benignos e do câncer renal.
Com advento da tecnologia robótica e avanços na técnica operatória, a nefrectomia parcial com preservação do rim tornou-se factível em muitos casos.
-
Tratamento de cálculos renais maiores: a cirurgia renal percutânea
Cirurgia padrão-ouro para tratar cálculos renais com mais de 2 cm
-
Retirada do rim por laparoscopia – Como é feita?
A Nefrectomia laparoscópica ou robótica é o melhor tratamento para o câncer renal