Image Alt

Próstata

Cirurgias para hiperplasia prostática benigna

A próstata é um órgão do tamanho de uma noz com função reprodutiva – ela produz componentes do sêmen (esperma). No homem mais velho, com prole constituída, não tem função, mas é acometida por doenças. As duas principais são o crescimento benigno da próstata (chamado de hiperplasia prostática benigna – HPB) e o câncer de próstata.

A HPB ocorre na maioria dos homens com o avançar da idade. Felizmente, a maior parte jamais vai desenvolver qualquer complicação resultante deste crescimento benigno. A HPB NUNCA vira câncer de próstata, mas as duas doenças podem coexistir. Em outras palavras, ao risco de câncer de próstata em um homem com uma próstata “crescida” não é maior.

Alguns homens com crescimento da próstata vão desenvolver sintomas devido à obstrução do canal da uretra pela próstata aumentada, conforme demonstrado na figura abaixo. Estes sintomas são: jato urinário fraco ou fino, dificuldade para urinar, esforço ao urinar, gotejamento no fim da micção, demora para iniciar a micção, sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, necessidade de acordar várias vezes à noite para urinar, sangramento na urina e infecções urinárias.

Figura 1- Próstata normal e com HPB. Quando a próstata cresce, pode obstruir a passagem de urina (seta azul).

 

Quais os tratamentos para Hiperplasia Prostática Benigna?

O tratamento inicial é clínico, com medicações que “abrem o canal da urina” e auxiliam os pacientes a urinar com maior facilidade. Não devem ser usados em todos os homens com crescimento benigno da próstata, mas naqueles que apresentam sintomas.

Quando os sintomas urinários são significativos ou quando o tratamento clínico não funciona, está indicado o tratamento cirúrgico da hiperplasia prostática.

Quais os tipos de cirurgia para Hiperplasia Prostática Benigna?

As cirurgias para tratamento do crescimento prostático podem ser: 1. endoscópicas (sem cortes, por dentro do canal da urina); 2. abertas, através de uma incisão no baixo ventre); 3. através da prostatectomia robótica simples.  A grande maioria dos casos são operados por uma cirurgia endoscópica, minimamente invasiva, chamada Ressecção Transuretral da Próstata (RTU de próstata). As cirurgias abertas e robóticas são indicadas para próstatas maiores. A Prostatectomia Robótica Simples vem substituindo a cirurgia aberta nos últimos anos, e tem sido o método adotado por nós nestes casos.

Figura 2- Aparelho que utilizamos na cirurgia endoscópica de próstata.

 

Na RTU de próstata, um aparelho chamado ressectoscópio é inserido através do canal da urina (uretra). A uretra é circundada pela próstata. Usando o ressectoscópio, o urologista “raspa” o excesso de tecido prostático que está bloqueando o fluxo de urina, facilitando a passagem de urina.

Figura 3- Cirurgia endoscópica de próstata: o aparelho é colocado através do canal da urina para “raspagem” da próstata. Não há cortes.

 

A RTU de próstata ainda é considerada o melhor tratamento para HPB quando a cirurgia endoscópica é factível. Para determinar se a RTU ou outro tipo de cirurgia é a escolha certa para você, são levados em consideração a gravidade dos seus sintomas, outros problemas de saúde que você eventualmente tenha e o tamanho da próstata.